Sobre

A plataforma GeraJa tem como objetivo contribuir com a criação de atividades acessíveis para estudantes em geral, tanto por meio de jogos para ver, como para ouvir. Estudantes com deficiência física, visual ou mesmo intelectual podem jogar junto com quem tem ou não deficiência, em uma proposta que contempla o Desenho Universal para a Aprendizagem na escola regular.

Foi criada a partir dos estudos do grupo de pesquisa AcessibilidadeTIC, financiado pelo CNPq em que participam estudantes do Instituto Federal de São Paulo - campus Guarulhos, educadores e alunos de escolas públicas de Boituva, Guarulhos e São Paulo.

A iniciativa contou também com o apoio no desenvolvimento de uma placa (Greg Maker), financiada pela Fapesp (PIPE) e testes na plataforma com o intuito de favorecer o acesso dos alunos à atividades lúdicas especialmente considerando alunos com deficiência.

Contou ainda com a equipe de educadores da Edukaleidos na realização de testes da plataforma e criação de atividades.

Coordenação do projeto

Profa. Mary Grace Pereira Andrioli

Equipe de pesquisadores

  • Professoras Ana Paula Ximenes Flores e Gema Galgani Rodrigues Bezzerra
  • Estudantes de licenciatura IFSP: Peterson Santana Abrantes, Lucas Dechem Calanca, Rodrigo Felício da Costa, Sara Arantes.
  • Programador: Isânio Moraes
  • Designer: Giovanna Yassaka

Colaboradores via projeto Fapesp - PIPE e Edukaleidos

  • Marilene Lima, Mauricio Andrea Andrioli, Neide Regina, Carine Dantas, Ana Carlênia, Ana Raj

Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons -
Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional